Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Projeto

Imprimir

IFG realiza capacitação de mediadores do projeto “Inventar com a Diferença”

aulaFoi realizada capacitação de mediadores na metodologia do projeto “Inventar com a Diferença: Cinema, Educação e Direitos Humanos” entre os dias 05 e 09 de dezembro, na Escola Pluricultural Odé Kayodê- Vila Esperança, pelos professores de cinema do IFG-câmpus Cidade de Goiás Carlos Cipriano e Marcela Borela. O curso foi aberto à comunidade universitária da Cidade de Goiás. O projeto é resultado de uma chamada pública nacional realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) e ocorre simultaneamente a outros projetos semelhantes, realizados em todo o Brasil.

O curso de capacitação de mediadores do Inventar Goyaz – Inventar com a Diferença nas Escolas de Goiás reuniu 40 pessoas que participaram desta capacitação inicial, entre estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Serviço Social e Direito da UFG – Regional Cidade de Goiás e dos cursos de Cinema e Audiovisual, Licenciatura em Artes Visuais e técnico integrado em Produção de Áudio e Vídeo do IFG – Campus Cidade de Goiás.

“Achei bem interessante, porque no meu curso a gente vê muito Direitos Humanos e essa busca pela emancipação. A gente vê, estuda muito sobre emancipação, mas com o curso eu vi que isso é possível não só futuramente, mas agora, dá para intervir nas escolas com jovens e adolescentes”, explica a estudante do 6º período de Serviço Social da UFG, Ana Paula Silva Duarte, que participou da formação.

Para o estudante do 2º período da Licenciatura em Artes Visuais do IFG, Luiz Augusto Castro Chagas de Sá, o curso foi bem dinâmico e proveitoso, “porque ele tem uma série de conhecimentos que a gente não obteve no currículo acadêmico”. De acordo com o estudante do 2º período do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG, Matheus Leandro Amorim, o Inventar com a Diferença é “uma maneira diferente de ver o próprio cinema, com uma forma diferente de você olhar para o outro e até para si mesmo”.

Adriane Martins Botelho, integrante do Gwatá – Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo da UEG – Unidade Cora Coralina, que também participou do curso, conta que “toda essa experiência de fazer o que foi proposto [dispositivos do Inventar com a Diferença] foi muito boa”. E acrescenta: “depois dessa capacitação eu passei a ver o curso de Cinema do IF com outros olhos”.

O curso teve como objetivo preparar os mediadores que atuarão no projeto Inventar Goyaz, de março a junho de 2017, promovendo a capacitação de professores na metodologia e a realização de oficinas de vídeo do Inventar com a Diferença entre crianças e adolescentes das escolas de Goiás. Os mediadores, que receberão bolsa do projeto, serão selecionados nesta quinta-feira, dia 15, entre os participantes do curso.

Para participar da seleção, o interessado deverá preencher um formulário online (https://goo.gl/5oKPjk) e apresentar um Minuto Lumière, gravado no celular ou em outro equipamento qualquer (o Minuto Lumière é um dos dispositivos do Inventar com a Diferença apresentados na capacitação). A seleção consiste numa entrevista com os professores que coordenam o projeto, será realizada no Núcleo de Produção Digital (NPD Goiás), no Quartel do XX,

Assista o vídeo com o making of do curso de capacitação de mediadores do projeto Inventar Goyaz, com imagens e entrevistas de Gabriel Araujo Godinho e Kaio Henrique Pereira, estagiários do curso técnico integrado em Produção de Áudio e Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VitZCeMubLA.

 

Equipe do Projeto “Inventar com a Diferença”